Cidade de Tibagi

      TIBAGI, em tupi-guarani, significa tiba (muito) e gi (água/cachoeira). A exuberância do rio que margeia a cidade de mesmo nome é o toque final que a natureza deu a esse lugar mágico. Uma região no coração do Paraná. 


Prefeitura Municipal
 

       As riquezas naturais, os pontos históricos e culturais e o povo acolhedor são um convite para quem foge da correria dos grandes centros e busca tranqüilidade sem abrir mão de conforto e aventura, conhecendo algumas das mais belas paisagens do Brasil.

        A idéia em torno do projeto de organizar o Museu foi lançada no dia 18 de março de 1.985, com a colaboração da Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Museu Edmundo Mercer Júnior

       O primeiro passo concreto visando conscientizar a comunidade de sua participação no resgate cultural foi dado no dia 19 de março de 1985, através de uma gincana cultural, onde cada equipe resgatava objetos e doavam ao acervo representativos da história do Município. O Museu foi aberto ao publico no dia 21 de março de 1.986, com exposições de fotos e doações da comunidade. Pela Lei n.° 1.104 de 14 de outubro de 1.986, ficou o Poder Executivo Municipal autorizado a denominar de Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, inaugurado em 03 de abril de 1.987.

O Prédio

O Museu Histórico está instalado no prédio do antigo Forum Municipal. Neste mesmo local havia um prédio, que foi adquirido pela Prefeitura Municipal em 05 de março de 1.905, para as instalações do Paço Municipal, Delegacia e Cadeia Publica. Prédio este demolido em 1949 e no mesmo local construído um moderno edifício para abrigar as instalações do Forum, ficando até o ano de 1.983. No ano de 1.985 passou a abrigar as instalações do Museu Histórico em termo de comodato do Município com o Estado. O Prédio foi restaurado, conservando suas características.

O Acervo

O acervo do Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Jr. é constituído por um número expressivo de objetos que documentam a história do Município de Tibagi. Podemos admirar, nesse valioso acervo, peças originais que pertenceram a outros ilustres tibagianos com relevo na vida pública do Estado.

A sala do garimpo é uma atração á parte, a revelar o que foi a década de 30 para a economia do Município, sendo considerada o Eldorado Paranaense.

O Museu corresponde a curiosidade daqueles que desejam conhecer de perto, o conjunto de valores culturais, coleções de interesse artístico, histórico, cientifico, indumentárias, documentos iconograficos, escafandros, pedras...

O Museu Histórico possui um dos melhores acervos do Estado, constituindo um total de 5.122 peças. As Salas assim distribuídas: Hall de Entrada (homenagem ao Patrono), Bibliotáfio (livros Raros e documentos), Sala do Garimpo, Salão de Fotografias, Sala Histórica, Talentos Musicais, Sala Indígena, Sala Fatos do Passado, Sala Usos e Costumes.

Horário de visitação:

De terça a sexta, das 8h ás 11:30h das 13:00h ás 17:30h
Sábado e domingo e feriados, da 9h as 11:30h das 14h ás 17h